terça-feira, 27 de setembro de 2011

Hamster anão winter-white

Menos comum que o Anão Russo Campbells, o Hamster Anão Russo Winter-White é originário do leste do Casaquistão e sudoeste da Sibéria, onde vive em estepes. Essa espécie também é conhecida como hamster siberiano (não confundir com sírio).
A espécie possui a tendência de se tornar branca no inverno, daí seu nome, "winter-white" (que poderia ser traduzido por algo como "branco no inverno"). Como nessa época de ano há menos incidência de raios de luz, a pelagem do hamster pode ficar mais clara ou mesmo completamente branca. Geralmente, as fêmeas não entram no cio durante esse período e, portanto, não há acasalamento.
O hamster anão russo winter-whites é sociável e pode viver em grupos de um único ou Hamster anão winter-white no seu traje invernalde ambos os sexos, desde que estejam junto desde pequenos. Geralmente não é recomendado para crianças, por seu tamanho reduzido e, embora seja calmo e amigável, pode ocasionalmente mostrar pouca tolerância ao manejo descuidado. Pode tentar passar pelas barras das gaiolas de hamsters comuns, por isso é preciso ter cuidado e providenciar uma gaiola especial ou um aquário.

Hamster anão campbells

Originalmente o hamster anão russo Campbell habita as estepes e regiões semi-áridas da Ásia Central, assim como as dunas de areia da Mongólia e do nordeste da China.
O hamster anão russo campbells mede de 10 a 12 cm quando adulto e apresenta o corpo ligeiramente roliço. Esses animais tem bolsas nas bochechas para carregar alimentos e apresentam pêlos nos pés. O macho é maior que a fêmea.
Como o hamster chinês, o hamster anão russo campbells é sociável e pode viver em grupos de um único ou de ambos os sexos, desde que estejam junto desde pequenos.
Geralmente não é recomendado para crianças, por seu tamanho reduzido e pela menor tolerância ao manejo descuidado (isto é, pode morder quando incomodado). Pode tentar passar pelas barras das gaiolas de hamsters comuns, por isso é preciso ter cuidado e providenciar uma gaiola especial ou um aquário.

Hamster chinês

O hamster chinês é originário do norte da China e da Mongólia e sua fisionomia lembra sobremodo um rato - mais do que qualquer outra espécie de hamster, entenda-se.
Essa espécie de hamster é sociável (ao contrário do hamster sírio) e convive bem com outros de sua espécie, seja do mesmo sexo ou de sexos distintos, desde que todos os membros do grupo se conheçam desde pequenos. Apesar disso, as fêmeas, quando grávidas, podem se mostrar bastante agressivas, o que torna necessária a existência de esconderijos onde os machos - via de regra, os perseguidos - possam se refugiar da ira feminina.
Noturnos, assim como as outras espécies, o hamster chinês pode permanecer ativo durante períodos ao longo do dia. Como ocasionalmente pode tentar passar pelas grades das gaiolas comuns de hamsters, é indicado alojá-los em gaiolas específicas (com grades mais próximas) ou em aquários. É um bom animal de estimação, embora, quando escape, possa ser difícil recapturá-lo, em razão de sua velocidade.
O hamster chinês como animal de estimação não é tão comum quanto os sírios e os anão russo campbells, e isto se deve ao fato de que eles existem em menos quantidade devido a algumas dificuldades em sua reprodução

Hamster sírio



O hamster sírio, no Brasil às vezes também conhecido como hamster panda, em razão da cor que pode apresentar, é a espécie de hamster mais comum nos lares do Brasil e do mundo.
Em razão de seu temperamento dócil e da tolerabilidade ao manajamento, o hamster sírio é a espécie mais apropriada para crianças pequenas, que podem manuseá-lo sem riscos, desde que sob supervisão de um adulto.
Animal de hábitos inverteradamente solitários, jamais deve ser mantido com outro hamster na mesma gaiola, depois de 8 a 10 semanas de vida; caso contrário, brigas sérias podem acontecer, inclusive com a eventual morte de um dos animais.
Mede de 15 a 20 cm, com um pequeno rabo. Seus pés (4 nas patas da frente e 5 nas de trás) não possuem pêlos. Os hamsters sírios possuem, nas suas bochechas, bolsas que podem carregar até metade do peso do próprio corpo em comida ou material para a casinha.
O tempo de vida médio do hamster sírio é de 2 a 2,5 anos. Contudo, pode acontecer de eles viverem até 4 anos - desde que o dono zele bem do animal para que isso ocorra.

Hamster roborovski



O hamster roboroviski é originário da Mongólia e norte da China. Por serextremamente ativo e rápido, e por isso mais difícil de manusear do que as outras espécies, não é tão criado como animal de estimação. Apesar disso, tem um temperamento dócil e dificilmente morde.
Raramente encontra-se algum exemplar em pet shops, mesmo nos Estados Unidos e na Europa, embora haja criadores no mundo inteiro desta espécie de hamster, a menor entre os hamsters mantidos comos animal de estimação: mede, quando adulto, apenas 5 cm.
Podem facilmente escapar pelas grades das gaiolas comuns, e por isso devem ser mantidos em aquários espaçosos, em razão da sua intensa atividade - o que, aliás, torna admirar um hamster roborovski um grande divertimento.

Primeiras Lições


Para quem não tem experiência, comprar um hamster pode ser uma aventura - algumas vezes, sem final feliz. Justamente para essas pessoas, O mundo dos hamsters está lançando este guia para ensinar as noções mais básicas e responder as dúvidas mais comuns de quem quer ter um hamster como compania.
Querendo-se adquirir um hamster, não raro só se encontra desinteresse e desinformação em pet shops - justamente os lugares que deveriam fornecer todo o tipo de informação. Desenganados, os pobres compradores acabam levando animais doentes, estressados ou mesmo fêmeas grávidas para casa - confusão na certa.
Pais, querendo comprar um hamster para o filho, também não encontram informação segura quanto à qual espécie é mais apropriada para a faixa etária do filho - afinal, existem hamsters mais e menos dóceis.
E não são só os donos os prejudicados: os hamsters, naturalmente, são geralmente os que mais sofrem. Profissionais das lojas, mal-instruídos, acabam indicando uma dieta inadequada ao animal, entre outros erros não menos graves.
E, antes que você pergunte, hamsters não transmitem doenças, em hipótese alguma.

Mitos Hamsters


Mitos
     A criação de hamster no Brasil não é muito difundida, em grande parte devido aos mitos que se criam ao redor desse pequeno roedor. É bastante difícil para uma família aceitar a criação de um hamster se ela não souber ao certo o que é esse animal, suas características e os cuidados que se deve ter com eles.
     Hamsters não são ratos. São parentes um pouco distantes dos ratos. Na verdade, eles possuem várias características dos esquilos em especial. Eles se limpam sozinhos, tem rabo curto (quase inexistente), guardam comida em suas bochechas e seguram o alimento com suas patas dianteiras. São animais extremamente organizados e independentes, mas podem ser domesticados e podem se apegar bastante ao dono.
     Hamsters não cheiram mal. Eles não necessitam de banho ou limpezas por parte do dono, pois eles se limpam sozinhos. Suas fezes não cheiram mal, porém sua urina tem um cheiro forte e desagradável. Para corrigir esse problema, basta lavar seu ambiente (gaiola) e trocar a serragem com frequência.
     Hamsters não transmitem doenças e não precisam de vacinas. Se eles forem mantidos em boas condições de higiene (uma gaiola limpa, com água e alimento sempre renovados) não irão adquirir carrapatos ou outros parasitas. Basta ter pequenos cuidados.
     Hamsters podem ser agressivos se forem colocados junto com outros hamsters ou se forem incomodados constantemente. Se você incomodar o espaço do animal, como colocando o dedo no interior da casinha, corre o risco de levar uma mordida. Basta não acordá-lo e pegá-lo com frequência média (ele não gosta que segurem-o a todo instante). Num ambiente com roda de exercícios, comida, água e espaço, aos poucos ele irá se adaptando a você e não será agressivo.
     Hamsters são animais extremamente baratos para se cuidar. O animal custa bem barato, podendo até ser adotado sem custos adicionais, sua gaiola pode ser improvisada ou comprada por um bom preço (dependendo do Pet Shop, é claro) e sua ração e serragem para forrar são baratas. Fora que ele não necessita de banhos, vacinas e outros cuidados.
     Os hamsters são bons companheiros para qualquer idade, inclusive para crianças. Basta seguir alguns cuidados (ver outras seções do site) e terá um lindo companheiro em sua casa.
     Boa sorte na sua criação de hamsters!
     Raças: confusões comuns entre criadores
     Enquanto navegava em outros sites de hamsters para ver informações novas, vi que mesmo os que se dizem "entendedores do assunto" cometiam erros terríveis quando o assunto era: raças/espécies.     Veja abaixo algumas explicações:     Topolinos, gerbils, etc. X Hamsters - Topolinos e gerbils não são hamsters! Quantas vezes vi a expressão "hamster topolino" usada! Hamsters são roedores, topolinos são outros roedores e gerbils são outros roedores completamente diferentes. Basta ver que a diferença de tamanho entre eles é grotesca e outras diferenças bem fáceis de associar.     Sírios X Pandas X Dourados X Angorá - Outro erro bem comum é achar que sírio é uma raça, panda é outra, dourada é outra e angorá é outra. Vamos esclarecer as coisas aqui: sírio é uma raça que tem várias variações de cor e pelagem. Existe uma variação de cor a que se deu o nome de "panda". A variação mais comum de cor e pelagem que existe é a "dourada", como pode se ver nessafoto. Existem, no entanto, alguns hamsters cuja pelagem é longa, e a eles foi atribuído o nome de "angorá".
     Anão Russo X Siberiano X Branco-Invernal - Muitas vezes vi confusões entre "siberiano" e "sírio". Não confunda! Anão russo é uma raça que contém duas variações (sub-raças): siberiano (também chamado de "branco-invernal" ou "winter-white" em inglês) e campbells.

Comprando


     Esta seção foi feita para futuros criadores. Embora pareça que não, existem vários cuidados que devem ser tomados na hora de adquirir o animal e a gaiola. Antes de adquirir um hamster, todos aqueles que morarem na mesma casa deste animal devem concordar com a compra. Evite comprar por impulso. Lembre-se: um hamster não é como um bicho de pelúcia, que pode ser jogado fora. Ao comprar o animal, você se compromete a cuidar bem dele e dar saúde e felicidade até que ele morra.
     Depois do criador ter certeza do que quer fazer, é necessário ter acesso a Pet Shops e/ou lojas de produtos agro-pecuários onde se possa adquirir o animal, a gaiola e os acessórios.

GAIOLA

     Comprar a gaiola é o primeiro passo na criação de hamsters. Você pode também improvisar em um aquário, que tem algumas vantagens (não ter circulação de ar ou espaço pra fugir) e desvantagens (espaço muito limitado). Na opção por comprar a gaiola, é necessário pesquisar preços, levando em conta alguns fatores:
     - A gaiola deve ser para ROEDORES, nunca para pássaros.
     - A gaiola deve ter espaço para colocar pote de comida, de água, casinha e roda de exercícios, além de lugar para circulação do animal (lembre-se que um hamster sírio adulto chega normalmente a 14-15 cm!).
     - As grades da gaiola não podem ser muito distantes uma das outras, para não dar espaço para hamsters fugirem.
     - A porta da gaiola deve ser de difícil abertura, pois hamsters são ótimos escaladores e espertos fugitivos!
     O preço de gaiolas de hamsters tem variação muito grande. Eu mesmo adquiri uma gaiola de 4 andares usada de mostruário por R$ 20,00 e encontrei em outra loja uma gaiola 3 vezes menor por R$ 100,00. Faça a comparação e quando tiver adquirido a gaiola, passe para o próximo passo.


ACESSÓRIOS
     Existem muitos acessórios disponíveis no mercado atualmente. 4 acessórios são fundamentais e os outros são opcionais, são pouco úteis. Veja abaixo a lista de acessórios:
     - Casinha: a casinha pode ser de diversos tipos (madeira, tipo iglu, plástico e até de peças de montar). Ela é fundamental, pois protege o hamster contra o frio durante seu período de sono.     - Compartimento para Comida: um pote de comida é necessário, de qualquer que seja o material. Ele deve ser grande para que o hamster possa entrar em seu interior para pegar comida.     - Compartimento para Água: pode ser tanto um bebedouro quanto um simples pote com água. Recomendo um pote de água, pois alguns hamsters não conseguem beber água no bebedouro. Não é recomendável usar bebedouro para pássaros. Este acessório é fundamental.     - Roda de Exercícios: embora muitos achem que uma roda de exercícios seja apenas uma frescura, é um acessório fundamental na gaiola de hamsters. A ausência desse brinquedo gera stress e desespero por parte do animal. Pode ser de plástico ou de metal.     - Túneis: acessório opcional, pois tem mais importância para a estética da gaiola do que para o animal. Pode ser colocada ou não. O túnel não deve ser muito pouco largo, para que o animal não fique preso em seu interior. Normalmente só é adaptável em gaiolas de acrílico.     - Escorregador: acessório opcional. Poucos hamsters realmente escorregam no escorregador, é mais um elemento estético. Observação: esse escorregador pode causar acidentes. Pode ser colocada uma lixa sobre ele para evitar que o hamster se machuque.     - Balanço: acessório opcional. Nunca vi um hamster realmente conseguir brincar num balanço. Muitos usam o balanço apenas como proteção e dormem debaixo dele. Outro acessório de importância estética.
     Outros acessórios podem ser encontrados, dependendo de sua cidade. No entanto, os 4 fundamentais são encontrados em qualquer Pet Shop especializado.

HAMSTER

     Esta é a parte de maior importância. Você deve tomar muito cuidado para comprar o animal. Primeiramente, verifique as condições de higiene da gaiola e se o animal têm água, comida e brinquedos a disposição. Caso ele não tenha, esse Pet Shop não merece o seu dinheiro! Depois, verifique se os animais tem pelagem brilhante, se tem ferimentos e se estão muito amedrontados ou muito "moles". Após esta investigação, questione o vendedor.     É necessário perguntar ao vendedor de que raça se trata, se o animal é fêmea ou macho e qual é a idade. Uma fêmea com mais de 2 meses de vida pode estar prenha. A melhor idade é a partir de 4 semanas de vida, quando o animal já está crescido, desmamado e apto para brincadeiras. Um vendedor que não sabe dar estas informações pode não saber, por exemplo, se os animais estão bem tratados, se as fêmeas tiverem filhotes alguma vez, etc.     O custo do hamster deve ser entre R$ 5,00 e R$ 12,00. Abaixo disto, você pode ter risco de adquirir animais doentes. Procure não comprar hamsters em feiras ou lojas temporárias, pois qualquer problema e você não terá com quem reclamar ou pedir informações.     Se você encontrou um hamster com todas essas condições, compre com confiança. De preferência, compre apenas um para cada gaiola. Ou então você terá que arcar com algumas consequências.

Adestramento



     Hamsters são animais não muito domesticáveis como cães, por exemplo. Eles não se apegam muito ao dono, por ter caráter bastante selvagem e independente. Existem, no entanto, para a sorte dos donos, alguns métodos de domesticação. Algumas regras devem ser seguidas para que o animal não se torne agressivo e se familiarize com o ambiente onde está.
     Logo no começo, quando o roedor chegar ao novo lar, ele aparentemente estará desesperado, querendo sair de todos os modos da gaiola. Nesse tempo, é importante não segurá-lo ou soltá-lo para pequenos passeios. Ele pode se incomodar muito com isto. Não deixe brechas para ele escapar e o deixe se acostumar com a nova situação.
     Em alguns dias, você pode pegá-lo durante o tempo em que está ativo, jamais tirando-o do sono para brincadeiras. Você pode segurar e deixá-lo andar um pouco em alguns cômodos da casa, sempre vigiando para que ele não entre em lugares perigosos ou que você não poderá pegá-lo de volta.
     Quando segurar seu hamster em sua mão, não faça movimentos bruscos e não coce muito ele, incomodando e ferindo. Seja calmo e tente fazer com que ele não se sinta assustado. Repita estas ações por um bom tempo e logo você terá um animalzinho manso e adestrado!
Mas existem também alguns truques que podem ser feitos com seu animal.

CHAMANDO PELO NOME

     No horário em que seu hamster estiver acordado e ativo, pegue um petisco (pode ser um biscoito para cachorro ou um petisco especial para hamsters) e vá até a gaiola. Diga o nome do seu hamster claramente e suavemente e segure o biscoito onde ele possa pegá-lo. Deixe-o comer o biscoito.
     Repita a ação em vários dias. É possível que dentro de alguns dias seu hamster associe o nome com o biscoito e toda vez que você disser ele virá até você.

FAZENDO-O DANÇAR

     Esse truque requer mais paciência e mais tempo, mas existem vários casos de pessoas que conseguiram ensinar esse truque a seus hamsters.
     Deixe um rádio ligado em volume baixo próximo a gaiola e pegue um biscoito. Solte seu hamster e segure o biscoito a uma certa altura em que ele precise ficar de pé para alcançar. Mexa com o biscoito de um lado para o outro, para que ele vire-se de pé tentando alcançar o petisco. Repita esse processo vários dias e seu hamster associará a música com o biscoito e irá dançar sozinho.

Curiosidades


INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS:

Nome Comum: Hamster
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Rodentia
Família: Muridae
Sub-Família: Cricetinae

Um hamster de perto:





Retirado de: http://www.saudeanimal.com.br
 (Saúde Animal - Site amigo e parceiro de Lar do Hamster)
Corrigido por: Lar do Hamster


Você sabia que...

- O nome "hamster" provém da palavra alemã "hamstern"? Esta palavra significa apropriar-se, graças a sua capacidade de guardar comida e adaptar-se a ambientes hostis.
- Os hamsters enxergam melhor em ambientes sem luz do que em ambientes com luz?
- Os hamsters ouvem sons extremamente baixos e notam cheiros muito distantes que os humanos não conseguem perceber?
- Os bigodes do hamster são órgãos sensitivos que sentem os obstáculos a frente do animal?
- Eles possuem cinco dedos nas patas traseiras e quatro nas patas dianteiras?
- Hamsters carregam forragem, comida e até mesmo seus filhotes em bolsas nas bochechas?
- Existem dezenas de espécies de hamsters, mas somente 4 são criadas em cativeiro (sírio, chinês, anão russo e roboroviski)?
- Em seu hábitat natural, eles vivem em locais semi-áridos (quase desertos) e constroem tocas bem organizadas com compartimento para dormir, guardar comida e cuidar dos filhotes?
- A raça de hamster winter-white (branco-invernal) é capaz de se camuflar no inverno? Seus pêlos ficam brancos. Em seu ambiente natural, os hamsters conseguem desse modo se disfarçar na neve desse modo, passando pelos predadores sem serem devorados.
- Os hamsters são utilizados em muitos laboratórios, onde são utilizados para pesquisar curas e vacinas para doenças? A importância científica dos hamsters é muito grande, pois eles se multiplicam rápido e têm grande semelhança com humanos.
- Os hamsters são ótimos nadadores? No entanto, eles detestam água, pois ela pode ser ruim para a saúde deles. Portanto: nunca deixe seu hamster na água!

Notícias interessantes:

- Hamster e cobra viram melhores amigos no Japão

18/01/06
Associated Press

TÓQUIO – Gohan e Aochan formam um estranho casal: o primeiro é um hamster anão de 9 centímetros, o segundo uma cobra comedora de ratos de 120 centímetros.

Guardas do zoológico Mutsugoro de Tóquio apresentaram em outubro o hamster – cujo nome significa “alimento” em japonês – a Aochan como um apetitoso aperitivo, logo após a cobra ter se recusado a comer ratos congelados.

Mas em vez de ceder aos instintos, Aochan decidiu fazer amizade com o roedor felpudo, de acordo com o guarda Kazuya Yamamoto. O casal compartilha a gaiola desde então.

“Nunca vi nada parecido com isso. Às vezes, Gohan até sobe em Aochan para tirar um cochilo em suas costas”, disse Yamamoto.

Aochan, uma cobra japonesa macho de dois anos de idade, finalmente desenvolveu o paladar para roedores congelados, mas até agora não mostrou qualquer sinal de querer devorar Gohan – apesar de seu nome.

“Demos este nome a ele como forma de brincadeira”, riu Yamamoto. “Mão não acho que exista perigo. Aochan parece gostar muito da companhia de Gohan”.

O zoológico de Tóquio possui também um amplo número de animais, e promove a “interação mestiça”, disse Yamamoto.

Mas o caso de Gohan e Aochan foi “absolutamente um acidente”, disse ele.

A cobra Aochan e o hamster Gohan convivem pacificamente sobre um pequeno papelão em um zoológico do Japão.




- Hamster anão pode ser incluído no Guinness

29/10/05

Um hamster tão pequeno que cabe em uma caixa de fósforos pode entrar para o Guinness Book, o livro dos recordes.

O animal, chamado Peewee, já completou sua fase de crescimento, mas, mesmo assim, tem apenas 2,54 centímetros de comprimento e pesa menos de 29 gramas.

A dona do minúsculo roedor, Mandy Bower, é proprietária de uma loja de animais na cidade de Keighley, West Yorkshire, no norte da Inglaterra, e faz criação de hamsters.

Ela disse que nunca tinha visto algo parecido com Peewee, que tem nove semanas de vida e vem de uma ninhada de seis.

Duvidas frequentes


     Eu listei abaixo algumas dúvidas que os criadores freqüentemente têm a respeito da criação de hamsters.

1 - É normal meu hamster ficar se limpando, coçando a cabeça?
R: Sim, perfeitamente normal. Eles são animais muito higiênicos. Na realidade eles não coçam a cabeça, mas na verdade as limpam. Isso é sinal de higiene e boa saúde.

2 - Meu hamster não sai da rodinha dele. É normal?
R: Isso é normal. Alguns hamsters podem passar a maior parte do tempo em que estão acordados rodando. Isso é bom para ele se exercitar e não há problemas nisso, desde que haja intervalos para ele comer. Caso seu hamster não rode, isso não significa sinal de má saúde, significa apenas mudanças de comportamento.

3 - Meu hamster fica fazendo barulhos, como se tivesse bocejando, ou suspirando, ou espirrando, não sei identificar.
R: Hamsters às vezes fazem um barulho agudo quando estão achando que alguém está os vigiando e isso é normal. Bocejar é perfeitamente normal e geralmente ocorre quando ele acorda. Espirros podem ser um problema, já que algumas serragens possuem ervas que podem desencadear alergias. Ou então o hamster fica em um ambiente próximo a produtos de limpeza e relacionados de cheiro muito forte.

4 - Raramente meu hamster bebe água, é normal?
R: Hamsters, por morar geralmente em locais com pouca água, têm um organismo que precisa pouco de líquidos. Mas se você usar bebedouro, note se ele consegue sugar a água. Caso não consiga, trocar por um pote de água ajuda bastante. Urina escura é um sinal de pouca água no organismo deles. Caso apresenta urina clara, não há problemas.

5 - Há algum problema de hamsters com barulhos?
R: Se seus hamsters ficarem em um lugar com poucos barulhos e depois forem transferidos para lugar com muitos barulhos, eles notarão a diferença. Como eles dispõem de ouvidos bastante sensíveis, podem se irritar facilmente com sons. Eles ficam desconfiados ao ouvir barulhos no qual não estão acostumados.

6 - Durante o dia, é melhor colocá-los em um lugar com sol e bastante ar ou em um lugar escuro, mais tranquilo?
R: É melhor colocá-lo em lugares escuros, mais tranquilos. Hamsters não gostam de sol, além de correntes de ar poderem prejudiciar sua saúde, já que em seu hábitat natural esses animais vivem em tocas onde não existem esses dois elementos.

7 - Posso criar dois ou mais hamsters do mesmo sexo na mesma gaiola?
R: Sim, desde que sejam irmãos que nunca foram separados. Com hamsters sírios, podem haver brigas, mas as outras espécies são bem mais sociáveis. Além disso, fêmeas brigam mais do que machos na maioria das vezes.

8 - Como saber se minha hamster está prenha?
R: As suas mamas estarão mais aparentes, o que indica que ela está se preparando para amamentação. A hamster ficará mais pesada e com o abdômen mais desenvolvido. O tempo aproximado de gestação é de 18 dias. Caso exceda esse tempo provavelmente sua fêmea não está prenha.
9 - É verdade que hamsters passam doenças para nós?R: Como pode ser verificado na seção Mitos, isso é uma mentira. Mentira maior ainda é que hamsters passam leptospirose através da urina. Não confundam as coisas: hamsters em boas condições de higiene e alimentação não terão parasitas.
10 - Hamsters de espécies diferentes podem cruzar?R: Provavelmente não. Já li casos de pessoas que tentaram cruzar hamsters de espécies diferentes e não tiveram sucesso.
11 - Posso passar perfume ou talco no meu hamster para ele ficar com cheiro melhor?R: É recomendável que não. Hamsters são muito sensíveis a produtos como estes. E eles já se limpam constantemente e por isso não causam mau cheiro. Caso o problema seja o cheiro, pode limpar a gaiola com maior freqüência.
12 - Quais são as desvantagens da criação de hamsters?R: Existem muitas desvantagens, embora eu ache que haja mais vantagens do que desvantagens. Primeiro que hamsters vivem pouco. Segundo que, embora sejam muito bonitinhos, um dia perderão esse "encanto". São animais mais fáceis de enjoar do que cães e gatos, por exemplo. Terceiro, requerem cuidados diários, menos do que os cuidados com outros animais. Tenha certeza de que é isso quer fazer antes de comprar um hamster irresponsavelmente.

13 - Acho que minha hamster está prenha! Quanto tempo demora a gestação?R: A gestação de um hamster sírio varia entre 16 e 18 dias aproximadamente. Outras espécies tem tempo de gestação diferente, mas o médio é de 18 dias.
14 - Eu estou pensando em criar um casalzinho na mesma gaiola. Tem algum problema?R: Muitos problemas! A não ser que você esteja pensando em ter toneladas de ninhadas anualmente, é recomendável não fazer isso. Além disso, a fêmea brigará constantemente com o macho, podendo até matá-lo. A reprodução de hamsters, embora ocorra de forma bastante fácil, requer muitos cuidados especiais e deve ser controlada de todas as formas, como pode ser visto na seçãoReprodução.
15 - A minha hamster teve filhotes, mas ela comeu quase todos. O que houve?R: Embora pareça um ato extremamente cruel, muitos criadores são vítimas disto. Felizmente é um problema que pode ser evitado. Para evitar, durante a gestação forneça à hamster gestante uma alimentação com ovos cozidos sem sal, pão embebido em leite e ração de gato. Além disso, não toque nos filhotes até que eles tenham pelo menos 20 dias para que a fêmea não rejeite. Se tiver que pegá-los durante esse tempo, use uma colher ou outro instrumento que não deixe qualquer vestígio de cheiro, ou a fêmea poderá rejeitar o filhote.
16 - Meu hamster fugiu. O que eu faço?R: Assim que notar a fuga, feche todas as portas de todos os cômodos para evitar que o hamster eventualmente fuja para fora de casa. Deixe em cada um dos cômodos um pratinho com ração para hamster. Depois de algum tempo, verifique se em algum cômodo a ração esvaziou. Então siga para este cômodo e procure o hamster em todos os lugares possíveis: debaixo de camas, atrás de estantes, debaixo de armários, atrás de caixas, etc. Mas sempre tome todo o cuidado para não ferir o animal. Existem outros métodos para encontrá-lo, mas este é o mais eficiente. Caso a fuga tenha ocorrido na parte externa da casa, primeiramente que você cometeu um erro, pois é recomendável colocar hamsters apenas na parte interna, nunca do lado de fora. Neste caso, você terá poucas chances de recapturar.

Hamster Comportamento


Hamsters foram utilizados inicialmente como animais de laboratório, embora essa pratica ainda exista, sendo que nos últimos anos foram adotados como animais de companhia em função de sua inteligência" e sua capacidade de interagir com os seres humanos.
Hamsters utilizam-se de seu aguçado faro e de seu tato para identificar território, objetos, inimigos e parceiros sexuais. Reconhecem seus donos em pouco tempo de convivência, especialmente se manuseados com alguma regularidade, sendo que esse contato deve ser estabelecido principalmente à noite, horário em que são mais ativos e dispostos a brincadeiras.  

A maioria dos hamsters pode se tornar dócil em um espaço muito pequeno de tempo com manipulação regular e gentil. Hamsters normalmente só mordem quando estão assustados.
Se seu hamster é um pouco nervoso, em primeiro lugar uma boa idéia para adquirir confiança é usar a sua mão antes de tentar ergue-lo fora de sua gaiola. Tente acariciar o hamster com suavidade enquanto está na gaiola, oferecendo pedaços de comida de sua mão. Perceberá logo que não tem nada que temer. A próxima tentativa será colocar sua mão na gaiola, deixar o hamster investigar e andar sobre sua mão. Não tenha medo e não faça movimentos bruscos para não assustá-lo. Esta fase é muito importante para que ele adquira confiança e perca o medo.
Quando o hamster perder o medo esta na hora de tirá-lo da gaiola. Abra a parte superior da gaiola e pegue o hamster com cuidado. Não segure forte pois também pode se assustar com isso. Retire-o da gaiola mas não erga muito alto porque se salta de suas mãos e cai pode se ferir. Sempre é melhor pegar seu hamster quando você está sentando de forma que se saltar não tem como cair longe e assim evitasse que se machuque. Deixe o hamster caminhar de uma mão para a outra. Se seu hamster tenta saltar, deixe-o e então simplesmente apanhe-o novamente. É melhor fazer isto que tentar segurar o hamster, o que pode fazer com que se assuste. Aos poucos vá segurando com mais firmeza para que ele se acostume. Mas, você deve fazer isso com calma e gradativamente para que o hamster não se assuste.
Alguns hamsters são mais nervosos que outros e podem levar um pouco mais de tempo para se acostumar a ser manuseados. Se você for paciente e gentil, com certeza seu hamster será um animal dócil e totalmente domesticado.
Se seu hamster morde sempre que o pega, tente pegá-lo usando um par de luvas e fazer como está indicado acima. O uso de luvas aumentará sua confiança e em troca ajudará o hamster. Quando ele deixar de morder você também não precisará mais usar as luvas.
Outra dica muito importante é que você nunca deve pegar o seu hamster quando ele estiver dormindo ou comendo. Ele pode se assustar e pode morder.
Hamsters Sírios são bastante fáceis de manusear por causa do tamanho maior deles. Os Hamsters Russo tendem a ser um pouco mais ativos e por isso não são facilmente manuseados por crianças pequenas. O Hamster Chinês é freqüentemente uma delícia para manusear porque eles se sentam em sua mão e usam as patas para agarrar seus dedos. O chinês também tem o hábito, quando estão nervosos, de urinar na mão. Roborovskis são extremamente espertos e rápidos e então não são facilmente tratados. Eles precisam ser colocados na concha de sua mão para evitar que fujam, mas eles muito raramente mordem.

Hamster Sugestões de Nomes


* Açucar
* Bolacha
* Bolhinha
* Bolinha
* Bonnie
* Cacá
* Chocolate
* Cosmo
* Crystal
* Docinho
* Fofo
* Fumaça
* Gigi
* Gizmo
* Mel
* Neve
* Oreo
* Oscar
* Pepe
* Pepino
* Picachu
* Pimenta
* Samanta
* Sombra
* Teddy
* Urso
* Zorro

Hamster Saiba mais sobre eles

"Você é responsável pela saúde e bem-estar de seu Hamster. Trate-o comcarinho e responsabilidade."

FILO: Chordata 
CLASSE: Mammalia Sub-Filo: Vertebrados
Ordem: Rodentia
Família: Muridae
Sub-Família: Cricetinae
Espécies mais comuns em cativeiro:
Hamster Sírio (Mesocricetus Auratus);Hamster Anão Russo Campbells(Phodopus Sungoris Campbelli);Hamster Anão Russo Branco Invernal (Phodopus Sungoris Sungoris); Hamster Chinês (Cricetulus Griseus); Hamster Roborovski (Phodopus Roborovskii).

Os hamsters são pequenos roedores e a maioria das espécies são estritamente noturnos durante os meses de verão, dormindo durante o dia, quando a temperatura está mais elevada, e iniciando seu período de atividade ao entardecer, quando a temperatura diminui. Assim como os outros animais de sua Ordem, possui dentes de crescimento contínuo, que precisam ser constantemente desgastados. Em geral, os roedores desgastam os dentes roendo alimentos. Existêm várias espécies de hamster e grande diversidade de formas e tamanhos.
A maioria das espécies de hamster habita regiões semi-desérticas, vivendo em galerias subterrâneas. Algumas espécies cavam suas próprias galerias outras, vivem em velhas galerias abandonadas por outros pequenos animais. Estas galerias possuem vários túneis e compartimentos, usados para guardar comida, alojar os filhotes e para dormir.
O sentido mais apurado dos hamsters é a audição, seguida pelo olfato. A visão é pouco desenvolvida. A maioria dos hamsters possui bochechas que podem se expandir para carregar alimento e forração para o ninho. Por ter hábitos noturnos, o hamster utiliza seus finos e longos bigodes para perceber os obstáculos.
O hamster utiliza suas patas dianteiras para segurar o alimento e levá-lo à boca e para encher suas bochechas. Possui 5 dedos nas patas traseiras.
Apenas 4 espécies de hamster são mantidas atualmente como animais de estimação, o que é uma parte bem reduzida da família Cricetidae. Em muitos países, o hamster é um dos animais de estimação mais populares, vindo logo depois dos cães e gatos.

ALIMENTAÇÃO


A maioria dos Pet Shop( lojas de animais de estimação) vendem uma ração balanceada para alimentar hamsters. Esta ração normalmente consiste em aveia esmagada, cevada, bolinhos para roedores, amendoim, sementes de girassol , milho, biscoitos para cães e também podem incluir ingredientes como feijão, gafanhoto, flocos de ervilhas, milho e sementes para pássaros.
Hamsters devem ser alimentados com uma ração básica de hamster e a dieta deles pode ser completada através de outras comidas. Suplementos para a dieta de um hamster podem incluir:
Talos de couve-flor
Cenouras
Salsa - um bom tônico para alimentar o hamsters
Repolho
Pepino
Maçã
Plantas de framboesa - as folhas são benéficas se o hamster tem diarreia
Trevo
Alface - quantidades pequenas podem causar ocasionalmente problemas no fígado

Devem ser acrescentados legumes lentamente à dieta de um hamster para não causar diarreia e se isto acontecer a alimentação de legumes deve cessar até o hamster estar recuperado.
Outros petiscos que os hamsters gostam incluem:
Ovos mexidos
Biscoitos
Bolo
Pão

Uma variedade de comidas para hamsters também se acham em Pet Shop (lojas para animais de estimação).

TRATANDO DO HAMSTER


A maioria dos hamsters pode se tornar dócil em um espaço muito pequeno de tempo com manipulação regular e gentil. Hamsters normalmente só mordem quando estão assustados.
Se seu hamster é um pouco nervoso, em primeiro lugar uma boa idéia para adquirir confiança é usar a sua mão antes de tentar ergué-lo fora de sua gaiola. Tente acariciar o hamster com suavidade enquanto está na gaiola, oferecendo pedaços de comida de sua mão. Perceberá logo que não tem nada que temer.
A próxima tentativa será colocar sua mão na gaiola, deixar o hamster investigar e andar sobre sua mão.
Uma vez que o Hamster está certo que não há nada que temer, levante a parte superior da gaiola ou abra a porta da gaiola, e puxe o hamster para cima com as duas mãos. Não segure forte pois também pode se assustar com isso.
Não erga seu hamster muito alto porque se salta de suas mãos e cai pode se ferir. Sempre é melhor pegar seu hamster quando você está sentando de forma que se saltar não tem como cair longe e simplesmente aterrissará em seu colo.
Uma vez que você tirou seu hamster da gaiola, e está se sentando, coloque o hamster de frente para você - eles parecem menos inclinados a saltar se estão de frente para você. Deixe o hamster caminhar de uma mão para a outra. Se seu hamster tenta saltar, deixe-o e então simplesmente apanhe-o novamente. É melhor fazer isto que tentar segurar o hamster, o que pode fazer com que se assuste. Uma vez satisfeito de passar de uma mão à outra, com suavidade comece a encurvar seus dedos ao redor do corpo de forma que possa começar a adquirir o hábito de ser segurado.
Primeiro seu hamster deve ficar contente de caminhar de uma mão à outra com seus dedos ao redor de seu corpo e você pode então se sentar e deixando-o caminhar novamente de uma mão à outra.
Alguns hamsters são mais nervosos que outros e podem levar um pouco mais de tempo para se acostumar a ser manuseados. Seja paciente e gentil e seu hamster se tornará muito facilmente domesticado.
Se seu hamster realmente é assustadiço ou teve uma experiência ruim e morde sempre que o pega, tente pegá-lo usando um par de luvas e fazer como está indicado acima. O uso de luvas aumentará sua confiança e em troca ajudará o hamster. Uma vez que o hamster deixe de morder pode começar a manusear o hamster sem luvas.
Não manuseie seu hamster diretamente depois que você tenha manuseado comida. Hamsters têm vista extremamente pobre e confiam no sentido do olfato, se você tem comido há pouco uma maçã, o hamster cheirará isto em sua mão e pensará que sua mão é uma maçã e pode dar uma mordida.
Hamsters Sírios são bastante fáceis de manusear por causa do tamanho maior deles. Os Hamsters Russo tendem a ser um pouco mais ativos e por isso não são facilmente manuseados por crianças pequenas. O Hamster Chinês é freqüentemente uma delícia para manusear porque eles se sentamChinês em sua mão e usam as patas para agarrar seus dedos - é freqüentemente difícil remover um chinês de sua mão! Outro ponto digno de nota sobre o chinês é que se eles estão nervosos têm o hábito de esvaziar a bexiga em sua mão! Roborovskis são extremamente vivazes e rápidos e então não são facilmente tratados . Eles precisam ser colocados na concha de sua mão para evitar que fujam, mas eles muito raramente mordem.

A SAÚDE DO HAMSTER


Hamsters são, em geral, animais robustos, mas algumas das enfermidades mais comuns são listados abaixo:
Diarréia - Ela pode ser causada por superalimentação de legumes ou comida úmida. Um hamster que sofre de diarréia não deve ser alimentado com qualquer legume ou comida úmida até se recuperar. Nos casos de diarréia prolongada deve ser procurado o conselho do veterinário.
Resfriados - hamsters podem sofrer resfriados e devem ser mantidos mornos (mas não quentes). Se o hamster tem dificuldade para respirar ou não se recupera depois de alguns dias deve ser procurado o conselho do veterinário.
Hibernação - Hamsters Sírios podem hibernar quando há uma mudança súbita na temperatura ambiente deles. Um hamster hibernando pode parecer duro e frio com pequena evidência de respiração, porém os bigodes podem ser vistos crispados em um hamster hibernando. Porque hamsters não fazem ' planos' para hibernar eles devem ser despertados para evitar desidratação e fome. Um hamster hibernando deve ser esquentado com suavidade até ficar ativo. Bastante comida e água devem estar disponíveis.
Sarna ( Perda de pelo) - Isto pode acontecer em hamsters mais velhos e normalmente acontece na barriga ou área do quadril. Isto pode ser evitado esmagando tabletes de levedura na comida do hamster. Perda de pelo também pode ser associada com irritação de pele e nesse caso deve ser procurado conselho veterinário.
Mancha no Quadril - Esta não é uma doença mas é conhecida por causar aos donos de hamster um pouco de preocupação quando notam isso. O hamster Sírio tem uma mancha em cada quadril, estas são glândulas de odor e são perfeitamente normais. Eles podem parecer pegajosos de vez em quando.
Qualquer hamster que sofre de enfermidade séria ou prolongada deve ser levado a um veterinário.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Criando Hamster no cativeiro e etc



GAIOLAS, FORRAGEM, MATERIAL PARA O NINHO.
1 - GAIOLAS
Há uma variedade de gaiolas de hamster disponíveis em Pet Shop (lojas de animais de estimação).
O tipo mais comum de gaiola tem uma base de plástico e a parte superior de arame rígido. A parte superior se separa da base, fácilitando tirar o hamster da gaiola e fácilita também a limpeza. Elas também são bastante duráveis. Gaiolas semelhantes projetadas para ratos são satisfatórias para o Hamsters Anão ( tipo da espécie Chines) que pode se apertar pelas barras de gaiolas projetadas para hamsters.
Também há vários tipos de gaiolas que consistem em compartimentos e túneis. Estas podem ser bastante caras e difíceis de limpar. Também hamsters maiores podem achar os túneis um pouco apertados. Estas gaiolas são porém ideais para o Hamsters Anão.
Também podem ser usados aquários para alojar um hamster. Eles são a prova de correntes de ar mas podem ser desajeitados para limpar. Uma garrafa de água pode ser fixada ao lado do aquário usando Velcro como adesivo.
Raramente são vistas gaiolas totalmente feitas de metal nestes dias, pois têm uma tendência para enferrujar.
Podem ser feitas gaiolas de fabricação caseira de uma combinação de madeira e malha de arame mas hamsters tendem a roer a madeira e assim estes tipos de gaiolas podem precisar de consertos de vez em quando.
Também podem ser feitas gaiolas de fabricação caseira de caixas de armazenamento de plástico com a parte superior de malha de arame. Estas são fáceis limpar e a prova de correntes de ar.
2 - FORRAGEM
É preferível usar lascas de madeira como cobertura de chão ao invés de serragem que pode causar irritações nos olhos e problemas respiratórios. As lascas de madeiras devem ser de preferência de madeira que tenha menos oleosidade possível.
3 - MATERIAL PARA O NINHO
Um hamster requer material para construir um ' ninho'. Papel macio rasgado em tiras é mais utilizado porque não causa ao hamster nenhum dano se comido e rasga facilmente. Feno também pode ser usado mas não deve estar mofo ou empoeirado.
Lã de algodão ou material fofo para o ninho podem causar danos para um hamster se comidos e não rasgarão se o hamster se enrolar neles, poratnto é melhor evitar. Não devem ser usadas lascas de Cedro porque é perigoso para os hamsters.
Há vários tipos de lã de algodão vendidos como material fofo para ninhos em lojas para hamsters e marcados como "seguros". Infelizmente este tipo de material pode causar bloqueios do estômago se comido pelo hamster o que resulta em morte e pode se enrolar ao redor de um membro e apertando-o pode resultar na perda daquele membro.
Como uma regra geral qualquer material para ninhos usada para hamsters deveria se dissolver se colocada em água ou numa solução de ácido muito fraca e deveria rasgar facilmente. Isto assegurará que se comido pelo hamster o material para o ninho se dissolverá no estômago e se enrolou ao redor de um membro será facilmente rasgado. Qualquer material para ninho que não siga este criterio não deveria ser usado.
Para advertir outros que podem estar usando material para ninho inadequado para o hamsters ou outros animais, e tentar persuadir os fabricantes para fazer material mais seguro, se você teve qualquer tipo de dano ou a morte de seu hamster causada por material para ninho você deve passar essa experiência para o maior numero de pessoas possível e notificar o fabricante.

Espécies


   Há muitas espécies de hamsters, mas são 5 espécies criadas em cativeiro como animais de estimação são:
Hamster Sírio(Mesocricetus Auratus) (também chamado de Hamster Dourado, o Sírio de pelos longos às vezes é chamado de TeddyBear Hamster)
Hamster Anão Russo Campbells(Phodopus Sungoris Campbelli)
Hamster Anão Russo Branco Invernal(Phodopus Sungoris Sungoris)(também chamado de Djungarian ou Hamster Siberiano)
Hamster Chinês(Cricetulus Griseus)
Hamster Roborovski(Phodopus Roborovskii)
Outras espécies incluem:
Hamster europeu ou Comum(Cricetus Cricetus)
Hamster Camundongo(Calomyscus Bailwardi)
Hamster Ladak(Cricetulus Alticola)
Hamster Listrado Chinês(Cricetulus Barabensis)
Hamster Mongol(Cricetulus Curtatus)
Hamster de Eversmann(Cricetulus Eversmanni)
Hamster Tibetano(Cricetulus Kamensis)
Hamster de rabo longo(Cricetulus Longicaudatus)
Hamster Cinzento(Cricetulus Migratorius)
Hamster de rabo muito longo(Cricetulus Triton)
Hamster Romeno(Mesocricetus Newtoni)
Hamster Caucasiano(Mesocricetus Raddei)
Reivory
Colislay
Russo
Mink