terça-feira, 27 de setembro de 2011

Curiosidades


INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS:

Nome Comum: Hamster
Filo: Cordados
Classe: Mamíferos
Ordem: Rodentia
Família: Muridae
Sub-Família: Cricetinae

Um hamster de perto:





Retirado de: http://www.saudeanimal.com.br
 (Saúde Animal - Site amigo e parceiro de Lar do Hamster)
Corrigido por: Lar do Hamster


Você sabia que...

- O nome "hamster" provém da palavra alemã "hamstern"? Esta palavra significa apropriar-se, graças a sua capacidade de guardar comida e adaptar-se a ambientes hostis.
- Os hamsters enxergam melhor em ambientes sem luz do que em ambientes com luz?
- Os hamsters ouvem sons extremamente baixos e notam cheiros muito distantes que os humanos não conseguem perceber?
- Os bigodes do hamster são órgãos sensitivos que sentem os obstáculos a frente do animal?
- Eles possuem cinco dedos nas patas traseiras e quatro nas patas dianteiras?
- Hamsters carregam forragem, comida e até mesmo seus filhotes em bolsas nas bochechas?
- Existem dezenas de espécies de hamsters, mas somente 4 são criadas em cativeiro (sírio, chinês, anão russo e roboroviski)?
- Em seu hábitat natural, eles vivem em locais semi-áridos (quase desertos) e constroem tocas bem organizadas com compartimento para dormir, guardar comida e cuidar dos filhotes?
- A raça de hamster winter-white (branco-invernal) é capaz de se camuflar no inverno? Seus pêlos ficam brancos. Em seu ambiente natural, os hamsters conseguem desse modo se disfarçar na neve desse modo, passando pelos predadores sem serem devorados.
- Os hamsters são utilizados em muitos laboratórios, onde são utilizados para pesquisar curas e vacinas para doenças? A importância científica dos hamsters é muito grande, pois eles se multiplicam rápido e têm grande semelhança com humanos.
- Os hamsters são ótimos nadadores? No entanto, eles detestam água, pois ela pode ser ruim para a saúde deles. Portanto: nunca deixe seu hamster na água!

Notícias interessantes:

- Hamster e cobra viram melhores amigos no Japão

18/01/06
Associated Press

TÓQUIO – Gohan e Aochan formam um estranho casal: o primeiro é um hamster anão de 9 centímetros, o segundo uma cobra comedora de ratos de 120 centímetros.

Guardas do zoológico Mutsugoro de Tóquio apresentaram em outubro o hamster – cujo nome significa “alimento” em japonês – a Aochan como um apetitoso aperitivo, logo após a cobra ter se recusado a comer ratos congelados.

Mas em vez de ceder aos instintos, Aochan decidiu fazer amizade com o roedor felpudo, de acordo com o guarda Kazuya Yamamoto. O casal compartilha a gaiola desde então.

“Nunca vi nada parecido com isso. Às vezes, Gohan até sobe em Aochan para tirar um cochilo em suas costas”, disse Yamamoto.

Aochan, uma cobra japonesa macho de dois anos de idade, finalmente desenvolveu o paladar para roedores congelados, mas até agora não mostrou qualquer sinal de querer devorar Gohan – apesar de seu nome.

“Demos este nome a ele como forma de brincadeira”, riu Yamamoto. “Mão não acho que exista perigo. Aochan parece gostar muito da companhia de Gohan”.

O zoológico de Tóquio possui também um amplo número de animais, e promove a “interação mestiça”, disse Yamamoto.

Mas o caso de Gohan e Aochan foi “absolutamente um acidente”, disse ele.

A cobra Aochan e o hamster Gohan convivem pacificamente sobre um pequeno papelão em um zoológico do Japão.




- Hamster anão pode ser incluído no Guinness

29/10/05

Um hamster tão pequeno que cabe em uma caixa de fósforos pode entrar para o Guinness Book, o livro dos recordes.

O animal, chamado Peewee, já completou sua fase de crescimento, mas, mesmo assim, tem apenas 2,54 centímetros de comprimento e pesa menos de 29 gramas.

A dona do minúsculo roedor, Mandy Bower, é proprietária de uma loja de animais na cidade de Keighley, West Yorkshire, no norte da Inglaterra, e faz criação de hamsters.

Ela disse que nunca tinha visto algo parecido com Peewee, que tem nove semanas de vida e vem de uma ninhada de seis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário